quinta-feira, 18 de março de 2010

Jogos de Fóruma 1: Word Circuit

Era janeiro de 1992 e nas prateleiras de jogos de todo o mundo veio um título que iria marcar para sempre a história da Fórmula 1 de simulação para os próximos anos.

Estamos falando de Formula One Grand Prix (World Circuit no Brasil), a obra-prima criada por Geoff Crammond e desenvolvido pela Microprose, que teve um sucesso que permanece na memória dos video-games. Só para dar uma idéia do sucesso, apesar de os gráficos e jogabilidade do F1GP estarem desatualizados mesmo pelo mais pequeno dos jogos de vídeo, ainda existe uma comunidade de fãs que estão tentando construir pequenas atualizações e ferramentas para editar as opções e os circuitos do jogo.

F1GP foi lançado em versões para PC (DOS), Amiga e Atari, e foi O JOGO de corrida a ter uma primeira versão dos gráficos poligonais em três dimensões após o Indianapolis 500 Papyrus (1989). Como você vai ver as fotos, no entanto, os modelos são caracterizados pela ausência quase total de textura, falta um verdadeiro efeito de realismo. Lembremo-nos, no entanto, que ainda estamos em 1992, os gráficos F1GP para o momento em que foi absolutamente espectacular.

Configurado para replicar o mundial de Fórmula 1 de 1991, F1GP nasceu em um período difícil para busca de licenças oficiais das federações, especialmente desde que os ganhos (e no potencial do investimento) relacionadas, quando comparado ao mercado atual. Capacetes fictícios e os condutores de automóveis, porém, absolutamente fiel aos seus homólogos reais, portanto, o editor interno para lidar com a abundância de cobertura para a falta de pilotos zombam do circuito. As 16 pistas do campeonato completam o pacote.

Outra novidade importante foi a configuração de carro completa de personalização, capaz de influenciar significativamente o comportamento dos carros. Graças à ajuda à condução, muitos, no entanto, mesmo pilotos experientes poderiam embarcar em uma temporada e esperança de ganhar o campeonato do mundo. Estas, entre outras coisas, inclusive ajudando-os a controlar melhor o carro, porque os controladores disponíveis na altura, muito menos preciso e sofisticado que o nosso. Ele também implementou um sofisticado, embora um pouco criticado sistema de danos, o que permitiu ir ver os carros em pedaços "nos lugares certos", no caso de um acidente, aumentando o realismo.

Por último, mas não menos imporatnte, a possibilidade de jogar online. Estamos em 1993 e na fronteira com a revolução. F1GP, na verdade, foi um dos primeiros jogos a incluir um campeonato no fio de telefone. A capacidade de alterar o conteúdo, entre outras coisas, ajudou a criar a enorme comunidade de editores, alguns dos quais, como mencionado, existem ainda hoje.

Nada mau para um jogo que só precisa de um PC 286 com 1 MB de memória RAM para funcionar adequadamente. Apenas alguns milhares de vezes menos potente do que um notebook médio hoje.

Texto traduzido.
Fonte e imagens: http://www.motorionline.com/2010/02/19/retrogaming-formula-one-grand-prix-1992/

Nenhum comentário:

Postar um comentário